Ministério Público demora a agir no caso dos contratos do Metrô


01/08/2013 12:50 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:


Luiz Claudio Marcolino (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Brasil Atual, em 30/7, que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) demora a agir no caso das manipulações dos contratos de licitação na compra de equipamentos ferroviários pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), que vieram à tona neste mês com a denúncia da multinacional Siemens, envolvida no esquema.

"Ainda não entendemos o porquê da demora na investigação. Há letargia do MP sobre os casos", disse o líder do PT na Assembleia, para quem fica a impressão de que uma estrutura de corrupção foi montada entre a Siemens e a Alstom " outra empresa envolvida ", inclusive com o aval de executivos do Estado.

Segundo Marcolino, desde 2008, o PT tem feito denúncias de irregularidades em contratos do Metrô que não foram apuradas pelo MP estadual nem pelo Tribunal de Contas do Estado. O parlamentar lembra ainda que por três vezes o partido tentou, sem sucesso, instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Com a denúncia da prática de cartel, parece haver, na opinião do deputado, um fator favorável à criação da CPI. Marcolino acredita ser inadmissível que a bancada do governo na Assembleia deixe de assinar o pedido de investigação. "Quando a empresa vai a público e fala que manipulou contratos de licitação do governo do Estado, há que trazer a público que houve desvio de dinheiro", enfatizou Marcolino.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp