Opinião - Parabéns, Rio Branco, 100 anos


01/08/2013 13:21 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


O Rio Branco Esporte Clube completa neste domingo, 4/8, 100 anos de fundação, com uma história marcada por desafios e vitórias. Eu tive o prazer de ser presidente do clube no período de 1989 a 1991 e não poderia deixar de me manifestar nesta data tão significativa. O Rio Branco faz parte da história de Americana e é merecedor de todas as homenagens programadas na cidade neste centenário.

Essas ocasiões são importantes para relembrarmos a história, os momentos bons e outros não tão bons assim, as pessoas que deram sua contribuição ao longo desses 100 anos ao alvinegro americanense e de também fazer uma projeção para o futuro, planejando os investimentos. A torcida riobranquense sempre firme em apoiar o Trigre, sonha em ver o Rio Branco voltando para a elite do futebol paulista. No momento, estamos todos animados com a boa campanha que o Rio Branco tem feito na Copa Paulista.

No período em que estive presidente, nosso maior desafio era recuperar a credibilidade do futebol do Rio Branco. Apesar de ser considerado um time grande, quando chegava nas finais não conseguia passar. Fizemos então um planejamento em 1989, montamos uma equipe em 1990 para disputar o campeonato e conseguimos o tão sonhado acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

Naquele momento fizemos uma campanha de recuperar a autoestima do Rio Branco, atrelada à autoestima da cidade de Americana, que passou a ser conhecida em todo o cenário nacional e internacional, inclusive com a revelação de grandes jogadores, como Flávio Conceição, Marcos Assunção, Marcos Senna, Alexandre, Macedo, Mazinho e tantos outros.

Modestamente, conclui um bom mandato por causa do grupo que estava comigo e da estrutura que criamos e deixamos dentro do Rio Branco. Não é possível neste espaço falar de todas, mas gostaria de citar algumas pessoas que foram importantes para o clube, como o saudoso Décio Vitta " nosso eterno presidente que dá nome ao estádio ", João Tamborlim, Athos Pisoni, Lionelo Ravera.

Em nome de três pessoas, que já nos deixaram, quero homenagear a todos os que ajudaram o Rio Branco a construir sua história: o Minão Vitta, grande vice-presidente de futebol na minha época; o diretor de futebol Pedro Franchiscângelis e nosso querido Edson Bassette (Chacrinha).

Cumprimento o prefeito Diego De Nadai, que teve a responsabilidade de municipalizar o estádio Décio Vitta e oferecer melhor estrutura ao local. Parabéns por essa ousadia, por acreditar e ajudar a investir no Rio Branco. Com muita determinação, o atual presidente José Antonio Franzin, o vice-presidente Téo Feola e toda a diretoria têm buscado soluções para todos os desafios. Como deputado, cidadão americanense, ex-presidente e torcedor dessa grande equipe, o meu apoio em tudo aquilo que for possível para administrar essa causa maravilhosa. Parabéns Rio Branco pelos 100 anos!

*Chico Sardelli é deputado estadual (PV) e ex-presidente do Rio Branco Esporte Clube.

alesp