CPI do propinoduto: 26 parlamentares apoiam iniciativa


07/08/2013 18:46 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


João Paulo Rillo assinou o projeto que cria, na Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades em contratos do Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Até o momento, 26 deputados assinaram o pedido de CPI, sendo 22 do PT, dois do PCdoB, um do PSOL e um do PDT. São necessárias 32 assinaturas para que o pedido seja protocolado.

A proposta de criação está sendo apresentada por meio de projeto de resolução para que se possa ter, em funcionamento na Casa, a sexta CPI. Segundo o Regimento Interno da Assembleia, podem funcionar apenas cinco CPIs simultaneamente. Para a instalação de uma sexta, que não precise entrar na fila dos requerimentos já protocolados, é necessária a aprovação em Plenário de projeto de resolução.

A comissão será integrada por nove membros e terá prazo de 120 dias para "investigar a responsabilidade e/ou a omissão de agentes públicos e políticos nas denúncias de formação de cartel entre empresas, superfaturamento nos preços, pagamento de propinas e fraude nas licitações e contratos no período de 1997 a 2013 firmados entre o Metrô e a CPTM com as empresas Alstom e Siemens, ou consórcio do qual tenham feito parte, bem como investigar a relação entre esses fatos e o incêndio e a destruição de documentos do Metrô armazenados pela empresa PA Arquivos Ltda., ocorrido em 9/7/2012".

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp