Parlamentar defende produção de energia limpa


08/08/2013 17:00 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Durante reunião do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), na última terça-feira, 6/8, Roberto Massafera (PSDB) defendeu a produção de energia limpa a partir de biomassa proveniente principalmente da indústria sucroalcooleira.

Massafera representa a Assembleia Legislativa no Cepe. O conselho é presidido pelo secretário de Energia, José Aníbal, e composto por outros seis secretários de Estado, por especialistas em energia e representantes da agricultura, comércio e indústria. Cabe ao órgão planejar as diretrizes e estratégias da política energética do governo paulista.

O deputado lembrou que o setor sucroenergético tem um enorme potencial de produção de biogás a partir da palha e do bagaço de cana. Ele defendeu uma política concreta de investimentos para tornar a alternativa viável. O conselho também discutiu a oportunidade de desenvolvimento do setor através do uso de dutovias, hidrovias e ferrovias.

Como maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, São Paulo apresenta condições privilegiadas para a produção de biogás. A intenção do governo do Estado é promover uma opção energética sustentável aliada ao desenvolvimento social e regional, gerando novos empreendimentos, trabalho e renda para a população.

"Cabe ao Estado definir as políticas públicas que reduzam os impactos ambientais e assegurem uma forma adequada de desenvolvimento", disse Massafera. Segundo ele, o biogás é uma forma econômica de reduzir as carências no setor energético.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp