Tribuna


09/08/2013 20:49 | Da Redação

Compartilhar:


Chapa branca

Carlos Giannazi (PSOL) anunciou que o governo do Estado criou uma comissão para investigar os supostos esquemas fraudulentos com as empresas fornecedoras do Metrô e da CPTM. "É uma comissão chapa branca, pois a bancada que irá fazer as apurações faz parte do próprio PSDB," afirmou Giannazi. O parlamentar também comentou a capa do jornal O Estado de S. Paulo de 9/8, que informa que a empresa Alston teria pago propina de R$ 45 milhões ao governo estadual. "O governo tem medo de CPI e o que esta ocorrendo é uma afronta contra a população". (GA)

Construção

Osvaldo Vergínio (PSD) falou das construções de grandes empreendimentos que estão ocorrendo nas cidades. Segundo o deputado, os grandes centros acabam enfrentando muitos problemas devido à falta de mobilidade urbana. O deputado pediu para que o governo se preocupe com a infraestrutura das cidades. Vergínio ainda ressaltou sua preocupação com o meio ambiente. "Áreas que deveriam ser preservadas estão virando grandes polos comerciais." (GA)

CPI imparcial

Major Olímpio (PDT) criticou o governo do Estado de São Paulo pela a criação de comissão para apurar o suposto cartel entre as fornecedoras do Metrô e da CPTM. "A investigação não trará grandes efeitos, pois a comissão é do PSDB," afirmou Olímpio. O deputado informou que a Assembleia se posicionará para que haja uma CPI imparcial, com a finalidade de dar uma resposta à população. (GA)

Impunidade

Jooji Hato (PMDB) afirmou que a falta de segurança é sustentada por três pilares: "a corrupção, o consumo descontrolado de álcool e drogas ilícitas, e as armas que estão nas mãos da população". Segundo o parlamentar, as armas que estão na posse de pais de famílias podem vir a ser usadas até pelos filhos, para cometer suicídios. Hato defende a necessidade de se realizar com frequencia a blitz do desarmamento, que deveria começar nas fronteiras do país. (VF)

Força Sindical

Ramalho da Construção (PSDB) parabenizou Jooji Hato por sua luta contra a violência. Também citou reunião da Força Sindical que acontecerá no dia 20/8, nos postos do INSS de todo o país. A pauta é a seguinte: redução da jornada de trabalho, rejeição ao projeto de lei da terceirização em tramitação na Câmara dos Deputados, e melhorias na saúde pública. Ramalho da Construção defendeu também que, para melhorar a segurança pública, é necessário investir na educação. (VF)

CPI e privatizações

Carlos Giannazi (PSOL) falou que os deputados aliados ao governador são um empecilho à instalação de uma CPI para investigar o suposto cartel envolvendo a CPTM e o Metrô. Criticou também o PL 249/2013, que visa "privatizar parques pertencentes ao Estado". Segundo o parlamentar, "o que se vê é um abandono das políticas públicas". Giannazi argumentou que os servidores públicos, como policiais, não são valorizados pelo governo. (VF)

Troca de comando

Major Olímpio (PDT) mostrou a matéria de capa da Folha de S. Paulo de 9/8, reportando a troca de coronéis no comando da Tropa de Choque. Segundo o deputado, o governador afastou o coronel Morelli do posto devido a sua amizade com o ex-secretário da segurança, Antônio Ferreira Pinto, o que incomodaria o atual secretário Fernando Grella. "A Folha disse que Morelli foi afastado do cargo por má atuação da tropa durante as manifestações, mas isso não é verdade. Foi politicagem do governador." (VF)

alesp