Ações de ferroviários inativos


19/08/2013 17:55 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) reuniu-se a semana passada com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a quem reiterou a necessidade de se chegar a um consenso com os ferroviários inativos da antiga Fepasa que reivindicam na Justiça a complementação das aposentadorias.

"É importante sabermos o número de ações que já foram ajuizadas e o impacto financeiro que isso pode causar no Orçamento do Estado", comentou o parlamentar, ao solicitar os dados do secretário.

Massafera avalia ser mais prudente para o Estado e mais vantajoso para as duas partes um acordo com os ferroviários inativos. Segundo o deputado, a equiparação do valor das aposentadorias e pensões já rendeu decisões judiciais favoráveis aos ferroviários.

A complementação dos aposentados é uma causa justa, especialmente no caso dos ferroviários admitidos até dezembro de 1980, argumenta o parlamentar. A partir desta data, a Fepasa firmou um novo contrato de trabalho com o sindicato da categoria.

Além dos ferroviários inativos, Massafera tem defendido em seu mandato o retorno dos investimentos no transporte ferroviário, tanto de carga quanto de passageiros. Ele avalia que, a partir da década de 1960, o país errou ao priorizar as rodovias como forma de potencializar a indústria automobilística.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp