Opinião - Sem palanque eleitoral


19/08/2013 11:33 | Carlos Neder*

Compartilhar:


As denúncias da Siemens envolvendo os contratos do metrô e de trem precisam ser devidamente investigadas. Isso é tão claro que até o governador Alckmin, acuado a dar uma resposta à sociedade, decidiu processar a empresa alemã pelos prejuízos causados aos cofres públicos, restringindo-os à formação de cartel. Ocorre que também há indícios veementes de corrupção e pagamento de propinas.

A posição de Alckmin é o reconhecimento cabal de que não podemos, de forma alguma, jogar esse caso para debaixo do tapete, como muitos querem. Aliás, a atitude do governador deveria servir para que a bancada de situação desista da ideia de impedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, proposta pelo PT.

Reforço o que tenho dito publicamente: a CPI tem de analisar, de maneira isenta e com total independência, os contratos mencionados. Por isso, ao contrário do que tem sido dito por alguns, esse trabalho não pode e nem terá finalidade político-eleitoral contra o PSDB. As denúncias são gravíssimas e envolvem empresas e gestores públicos, que precisam ser investigados e rigorosamente punidos.

Daí que, com todo o respeito, falta ao deputado Cauê Macris ouvir as vozes das ruas. Se ele tivesse feito isso, não desqualificaria uma questão tão séria, como aponta em seu artigo "Só mais uma mentira grosseira". Afinal, a reivindicação popular por qualidade no sistema de transporte público, que inclui trens e metrô, deve servir justamente para moralizar e melhorar a qualidade desse serviço essencial.

Para ficarmos somente em um dado: com os recursos desviados até o momento, poderíamos garantir a expansão anual de 30 quilômetros de metrô e mais 400 mil viagens diárias, de acordo com estudo técnico da bancada do PT. Isso demonstra a falta de planejamento e a opção desastrosa do governo estadual no que se refere a esse sistema de transporte.

Concordo plenamente com a conclusão do artigo de Macris: "É preciso parar de hipocrisia e trabalhar mais. São Paulo não precisa de mentira nem de discurso de fachada. Precisa de gente séria, que pense na população ao invés de focar apenas no jogo eleitoral". Isso é o que queremos e que precisamos fazer na Assembleia Legislativa " aprovar uma CPI que apure realmente os fatos, sem palanque eleitoral. A população, principalmente quem usa o metrô ou o trem, agradece.

*Carlos Neder é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

alesp