Opinião - A democracia e o povo


19/08/2013 17:25 | Beth Sahão*

Compartilhar:


As grandes manifestações que sacudiram o país, nos últimos meses, colocaram em evidência a insatisfação de alguns setores da sociedade em relação ao modelo de democracia representativa. O clima de "desabafo", que tomou as ruas das principais cidades brasileiras, arranhou de maneira considerável a imagem dos agentes públicos e das próprias instituições democráticas.

O modo veemente com que os manifestantes repudiaram a participação de partidos nos protestos ajuda a dar uma ideia da dimensão desse dano. Pesquisas de opinião, realizadas nas semanas que se seguiram às mobilizações, confirmaram essa tendência de perda de credibilidade da classe política e das instituições de modo geral.

Se encararmos o clamor das ruas apenas como uma ameaça às instituições vigentes, deixaremos de absorver importantes lições que emergem neste momento histórico " e assim não seremos capazes de aprimorar o processo democrático, de modo a garantir mais lisura, transparência e igualdade à vida pública do país.

Um princípio básico da democracia é que nela o poder emana do povo " conforme bem afirma a própria Constituição Federal. Nunca houve e jamais haverá " por mais que alguns ainda sonhem com isso " democracia sem povo. Qualquer experiência nesse sentido não passará de uma ditadura, camuflada sob o formalismo de regimentos e regras sem sentido.

Se o sistema político brasileiro quiser recuperar sua legitimidade, terá de fazer muito mais do que se apegar à mera defesa da ordem estabelecida. Terá, acima de tudo, de aprender a conviver com o povo e a ouvir o que ele tem a dizer.

Preocupa-nos o modo como a presidência do Legislativo estadual tem se portado em relação a manifestantes que chegam a esta Casa. Cidadãos que desejam apenas lutar por seus direitos e expressar seus anseios estão sendo tratados como inimigos públicos, em operações marcadas pelo uso intenso de pelotões de choque, armas de efeito moral e até balas de borracha (as quais estão oficialmente banidas pela Secretaria de Segurança Pública, embora continuem a ser usadas de maneira indiscriminada na repressão a protestos).

Episódios lamentáveis, como o verificado no último dia 14, dão a impressão de que esta instituição vai desaprendendo a lidar com a sociedade. Repudiamos, veementemente, a repressão desmedida praticada contra os manifestantes que pediam a instalação da CPI do Metrô. Acompanhar de perto os trabalhos do Legislativo e cobrar os deputados por seus posicionamentos não é crime. É cidadania.

Na condição de Casa do Povo, a Assembleia precisa realizar uma criteriosa apuração sobre eventuais abusos cometidos pelas autoridades, de modo a coibir práticas incompatíveis com a democracia.

Beth Sahão é deputada estadual pelo PT.

alesp