Opinião - Dia Internacional da Igualdade Feminina: uma luta por direitos e espaço na sociedade brasileira


20/08/2013 13:08 | Isac Reis*

Compartilhar:


Comemorado em 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina marca momentos importantes das mulheres na busca por condições de igualdade entre os gêneros, onde podemos citar como exemplo a conquista de direitos na vida profissional e política.

A luta da mulher para garantir seu espaço no mercado e alcançar melhores condições de trabalho deixou marcas na história do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país, entre a década de 1940 e 1990, as mulheres no âmbito trabalhista passaram de 2,8 milhões para 22,8 milhões. Assim, em 1940, a população ativa feminina passou de 19% para 35% e estava concentrada no setor primário da economia. Cinquenta anos depois, 74% da população ativa estavam concentradas em atividades do setor terciário, como serviços comunitários, de saúde, educação ou domésticos.

Em março deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou números que apontam o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho nos últimos anos. Tais números mostram que o nível de emprego com carteira assinada para mulheres cresceu 5,93% em relação ao ano anterior.

Apesar do espaço e dos direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos últimos anos dentro do mercado de trabalho, seus salários ainda são inferiores em 17 atividades, sendo que o ganho da mulher ficou acima do homem apenas na área de indústria extrativa, construção civil e transporte e correio. Além das diferenças de remuneração, apenas 27% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, mesmo que esse número esteja crescendo, como vimos em 2011 quando Dilma Roussef passou a ocupar o cargo de presidenta da República. Hoje, o Brasil vive um momento histórico e de grandes avanços e a nossa presidenta está consolidando avanços para a população, construindo um governo democrático e popular.

As mulheres estão se preparando cada vez mais para o mercado de trabalho e ocupando mais espaços. Assim, a desigualdade, que ainda está presente, vem diminuindo gradativamente. Mais do que uma homenagem ao gênero, o Dia Internacional da Igualdade Feminina é uma data de reflexão sobre as transformações que ainda devem acontecer para a plena igualdade entre homens e mulheres.

*Isac Reis é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

alesp