Opinião - Sorocaba tem muito a comemorar


21/08/2013 18:11 | Maria Lúcia Amary*

Compartilhar:


A cidade de Sorocaba completou 359 anos de vida no último dia 15 de agosto com muito a comemorar. Além de ser um município que todo sorocabano tem orgulho, foi recentemente avaliada como uma das melhores cidades do país para se viver. Estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) avaliou Sorocaba com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal como a 25ª do Estado de São Paulo e a 47ª do Brasil.

Mesmo tendo em seu cerne a indústria e o comércio como alavancas para o desenvolvimento, a qualidade de vida em Sorocaba só melhorou.

O sorocabano vive em uma cidade que é a quinta em desenvolvimento econômico do Estado; a quarta mais populosa do interior de São Paulo e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de quase 700 mil habitantes. Da imagem de cidade industrial até a década de 1970, hoje o cenário urbano se confronta com o verde com mais de dez parques espalhados pela cidade.

É claro que ainda há muito o que fazer para melhorar a vida de cada sorocabano, principalmente com relação à saúde. A cidade se desenvolve a cada dia e caminha para ser o polo de uma Região Metropolitana.

A cidade que no século XVIII se tornava ponto de passagem obrigatória para os tropeiros devido à posição estratégica, nos dias de hoje continua com essa característica. Sorocaba recebe no seu dia a dia milhares de pessoas de outras cidades que vem para estudar, trabalhar, passear e até mesmo utilizar dos sistemas de saúde. Que a cidade continue com essa característica e se desenvolva com mais qualidade de vida juntamente com toda a região.

Além disso, Sorocaba é referência em educação. Os números atuais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) colocam a cidade com média superior ao que se registra no Estado. Com o Parque Tecnológico, Sorocaba se coloca como uma cidade polo também em tecnologia e pesquisa. Dez instituições de ensino superior de renome no país já aceitaram fazer parte do projeto do Parque Tecnológico. Sorocaba tem um passado marcante, um presente em pleno desenvolvimento e um futuro promissor.

Aproveito a oportunidade para parabenizar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) " que completou 26 anos " e ressaltar outro ponto positivo da cidade de Sorocaba: a infraestrutura que o município proporciona à mulher vítima de violência. Sorocaba conta com a Delegacia de Defesa da Mulher, a primeira a ser instalada do interior do Estado de São Paulo; a Casa Abrigo; o Centro de Referência da mulher, além do Movimento de Mulheres Negras. Em breve, a cidade de Sorocaba será contemplada com a Vara especializada da Violência Doméstica Contra a Mulher, a primeira do interior paulista.

Acredito que Sorocaba tem evoluído em todos os aspectos. É um município com qualidade de vida, que pensa no futuro de cada sorocabano ao equilibrar o desenvolvimento sustentável ao investimento em tecnologia.

Parabéns, Sorocaba!

*Maria Lúcia Amary é deputada pelo PSDB

alesp