Opinião: Americana 138 anos

Entre as cidades da região, Americana tem a melhor classificação no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)
27/08/2013 17:07 | *Chico Sardelli

Compartilhar:


Americana completa 138 anos de fundação neste 27 de agosto e recebe boas notícias como presente. Como americanense, me sinto orgulhoso em saber que a nossa cidade tem o maior índice de bem-estar do país, é a melhor cidade do Brasil para se viver entre os municípios das regiões metropolitanas. Essa informação faz parte de estudo do Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) levou em conta dados do Censo 2010 que aferiram serviços como coleta de lixo, fornecimento de energia elétrica, iluminação pública e tempo de deslocamento do cidadão de casa para o trabalho. Foram analisados quesitos como mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, serviços coletivos e infraestrutura. Outro dado importante é que entre as dez cidades com melhores índices, oito estão localizadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Recentemente tivemos outra grande notícia: entre as cidades da região, Americana tem a melhor classificação no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal " IDHM, segundo estudo publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

O município aparece também com o terceiro melhor IDHM da Região Metropolitana de Campinas, 11º do Estado de São Paulo, 7º do Estado considerando somente as cidades com até 250 mil habitantes e 19º do país. A nota do IDHM leva em consideração indicadores de longevidade (expectativa de vida dos moradores), renda e educação.

Esses dados refletem, sem dúvida, os investimentos em políticas públicas feitos nos últimos anos e sabemos que ainda há muito a ser feito pela cidade, mas entendo que são informações válidas de destaque neste mês de aniversário, fazendo-nos inclusive relembrar o pioneirismo e avanços de Americana em toda sua história.

Em 1875, foi inaugurada a estação ferroviária, na Fazenda Machadinho, trazendo para cá trabalhadores, comerciantes e imigrantes. Nesse período já existia também a Fazenda de Salto Grande, com suas grandes plantações e, em 1911, já contava com uma hidrelétrica que fornecia energia para a cidade. Município que teve a primeira vila operária do Estado, Carioba, construída nos moldes europeus, onde funcionava a tecelagem, e a primeira do Brasil a ter asfalto.

Americana é a terra que acolheu meus pais, imigrantes italianos, e tantas outras famílias de imigrantes, que vieram de diferentes nações, e deram valiosa contribuição para o desenvolvimento da cidade. A Villa Americana progrediu, sempre se mostrando uma cidade pujante, de povo trabalhador, lutando em meio às crises econômicas, sendo referência no Estado e no país. Que Americana, cidade que tanto amamos, continue avançando, com planejamento e sustentabilidade, visando a garantir sempre mais qualidade de vida à sua população.

*Chico Sardelli é deputado estadual (PV) e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa

alesp