Pedido o desassoreamento dos rios em Cubatão


27/08/2013 13:12 | Da assessoria do deputado Jorge Caruso

Compartilhar:


Em fevereiro de 2013 a cidade de Cubatão sofreu a maior enchente de sua história, com mais de 65% de sua população atingida de algum modo pelos efeitos da chuva. Centenas de casas foram danificadas, deixando milhares de desabrigados e desalojados.

Além do volume de chuva, que acarretou em deslizamento na Serra do Mar e fez uma vítima fatal, um dos principais motivos foi a situação de assoreamento dos rios que cortam Cubatão.

Os deputados Baleia Rossi e Jorge Caruso, ambos do PMDB, receberam dos vereadores de Cubatão, Ricardo Queixão de Oliveira e Fábio Roxinho Alves Moreira, pedido para que façam intervenções junto ao governo do Estado para que seja realizado o desassoreamento dos Rios Cubatão, Mogi e Perequê.

Na enchente desse ano a ETA " Estação de Tratamento de Águas da SABESP instalada no Bairro de Pilões foi praticamente destruída afetando o fornecimento para boa parte da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Para o deputado Caruso é "mais que justo e necessário o pedido, principalmente o alerta, trazido pelos vereadores cubatenses. É um problema complexo, que exige uma série de ações preventivas. É obrigação constitucional do Estado a manutenção dos rios".

"Vamos solicitar um posicionamento do governo do Estado sobre a situação de assoreamento desses rios, quais as medidas que estão previstas e pedir o empenho nessas ações. Cubatão não pode ficar a mercê de uma nova tragédia como ocorreu no início desse ano" destaca Baleia Rossi.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp