Serviço de Segurança no Trabalho no setor público estadual


27/09/2013 19:12 | Da Redação - Victor Hugo Felix

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado em 27/9 o Projeto de Lei 230/2013, de autoria do deputado Ramalho da Construção (PSDB), que prevê a criação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) na administração pública direta e indireta. O serviço destina-se a ao desenvolvimento de ações técnicas, integradas às praticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, visando a promoção da segurança e saúde dos Servidores Públicos Estaduais.

Na justificativa do projeto, o parlamentar lembra que leis foram aprovadas para regulamentar o serviço de segurança do trabalho a partir dos acidentes ocorridos na década de 1970 na indústria automobilística. "No entanto, até hoje convivemos com uma grande discrepância. O Ministério do Trabalho institui a obrigatoriedade do SESMT no setor privado, e no setor público não há essa exigência nem no âmbito federal, estadual ou municipal", argumenta Ramalho. "Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais deixam sequelas muitas vezes irreversíveis. O funcionário público estadual é, sem dúvida, merecedor do respeito de nós, parlamentares."

O projeto esclarece que cabe ao SESMT Estadual assessorar tecnicamente os Servidores e os Órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta quanto a segurança e saúde no trabalho, além de promover ações educativas, e avaliar as condições de trabalho propondo medidas para redução de riscos.

alesp