Equiparação salarial entre dentistas e médicos


07/10/2013 11:48 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Massafera: diferença salarial injusta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) apresentou projeto de indicação ao governador Geraldo Alckmin defendendo a equiparação salarial entre dentistas e médicos. O projeto solicita do Estado que realize estudos junto aos órgãos competentes para a adoção da medida.

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que até a criação do plano de carreira dos médicos, instituído em janeiro deste ano pela Lei Complementar 1.193/2013, o salário dos cirurgiões-dentistas era o mesmo dos médicos do Estado.

"A lei estabeleceu uma diferença salarial significativa entre as duas categorias para a mesma jornada de trabalho, o que é uma injustiça", observou Massafera. O parlamentar avalia que ambos os profissionais têm similaridades quanto a diagnóstico, prescrição e tratamentos.

Ele argumenta ainda que a odontologia é uma atividade de alta complexidade e, tal como a medicina, com notória relevância social. "O trabalho do cirurgião-dentista pode acarretar danos físicos ao longo do tempo, sem contar o contato direto com doenças infecto-contagiosas de alta prevalência e imprevisibilidade das respostas biológicas."

O plano de carreira instituído em janeiro pelo governador Geraldo Alckmin teve como objetivo valorizar o profissional de medicina. O teto salarial passou para R$ 18,5 mil no caso do médico de classe III com dedicação integral e carga horária semanal de 40 horas.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp