Deputada cobra instalação da CPI da Eletropaulo


10/10/2013 18:03 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


Após 13 tentativas para efetivar a instalação da CPI da Eletropaulo, não efetivadas por falta de quórum, a proponente da comissão de inquérito, Vanessa Damo (PMDB), cobrou providências do presidente do Legislativo, Samuel Moreira. "De acordo com o artigo 44, § 2º do Regimento Interno, "perderá automaticamente o lugar na comissão o deputado que faltar, sem apresentar justificativa, a quatro reuniões ordinárias consecutivas ou oito alternadas"", explica Vanessa.

A aprovação da CPI foi publicada no Diário Oficial em 15/8, e nove membros titulares foram indicados no dia 11 de setembro. Segundo Vanessa, as 13 convocações feitas aos integrantes da comissão para eleição de presidente, vice-presidente e indicação do relator, apenas ela compareceu a todas as reuniões e em seis delas esteve presente o deputado José Zico Prado (PT). Os demais - Orlando Morando (PSDB), João Caramez (PSDB), Regina Gonçalves (PV), Roberto Morais (PPS), Estevam Galvão (DEM), Marcos Neves (PSB) e Luiz Cláudio Marcolino (PT) - não registraram presença em nem uma sequer. Somente os dois últimos membros foram substituídos esta semana por Ed Thomas (PSB) e Alencar Santana (PT), respectivamente.

Vanessa acredita que o esvaziamento de quórum evidencia articulação do governo do Estado com os membros pertencentes à base governista para minar a CPI, que tem entre os objetivos, investigar os contratos de terceirização da empresa e a prestação de serviços executada pela companhia, que é uma das líderes no ranking de reclamações do Procon.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp