Audiência pública defenderá mais investimentos no esporte


12/11/2013 21:03 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira, dia 13/11, às 14h, no auditório Franco Montoro, audiência pública para debater a defasagem dos recursos do Orçamento destinados à área do esporte. O orçamento estadual para 2014 prevê apenas R$ 185 milhões para a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o que equivale a menos de 1% do total. A audiência foi proposta pelo deputado e presidente do PT paulista, Edinho Silva.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é debater com gestores públicos, esportistas e todos os profissionais ligados à área do esporte e lazer sobre a importância de ampliar a destinação de recursos para a área para que haja investimentos em políticas públicas continuadas. "É uma forma de darmos visibilidade ao assunto e mostrarmos ao governador que é preciso tirar o gesso do orçamento estadual para o esporte, uma das áreas prioritárias nas políticas voltadas à juventude e no combate à criminalidade", disse. A Conferência Nacional de Esporte sugere que as secretarias de Esporte tenham, no mínimo, 1% do Orçamento, o que para Estado de São Paulo corresponderia a R$ 2 bilhões.

Para Edinho, também é importante debater investimentos na área do esporte no estado, especialmente neste momento em que o país se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016. "Em 2014, o Brasil vai sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo e ainda assim o governo de São Paulo continua ignorando os benefícios do esporte e engessa seu Orçamento, o menor entre todas as secretarias. Se formos comparar, a previsão orçamentária de 2014 para a Secretaria de Esportes ainda é menor que a de 2012, quando foi destinado um percentual de 0,12%", lamenta.

Do total previsto no Orçamento para a Secretaria de Esportes, 50% é destinado para custeio da Secretaria e 30% para os Jogos Regionais e Abertos do Interior, ou seja, eventos esportivos. Desta forma, sobra muito pouco para investimentos em obras e em programas sociais que colaboram na formação de atletas e na inclusão social.

Para Edinho, o esporte, assim como a cultura, deve ser encarado como prioridade de investimento pelos governos, uma vez que é um potente instrumento no combate à exclusão social e na construção da cidadania.

"Temos que levar em consideração que nada mobiliza mais a juventude que o esporte e a cultura. Portanto essas políticas públicas podem dialogar com setores sociais importantes, principalmente os jovens dos setores mais empobrecidos da nossa sociedade, que muitas vezes tornam-se "presa fácil da criminalidade", explica.

Na sua avaliação, as práticas esportivas desempenham um papel fundamental, não só pelos benefícios físicos e disciplinares, mas principalmente pela porta de entrada que representam para o acesso às demais políticas sociais. "Em Araraquara, durante nosso governo tivemos experiências exitosas, apostando no esporte e na cultura como políticas públicas de fato. Foram dois programas estruturantes que tiveram como objetivo central a inclusão de crianças e adolescentes: As Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais. Ambos, desenvolvidos nos bairros, tornaram-se referência para os profissionais das áreas e para demais prefeituras". Quase 10 mil crianças eram atendidas nos dois programas.

"Nos próximos anos, teremos uma oportunidade ímpar de darmos visibilidade e fortalecermos o nosso esporte, com a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, sem perdermos de vista a possibilidade de desenvolvimento, geração de empregos, renda e inclusão social. O estado mais rico da nação pode e deve dar exemplo de valorização dessa área tão importante", concluiu.

edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp