Audiência pública discute combate ao roubo de cargas


19/11/2013 21:09 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Caramez (ao centro) preside a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

João Caramez presidiu nesta terça-feira, 12/11, audiência pública promovida pela Comissão de Transportes e Comunicações, que discutiu com entidades ligadas ao setor de transporte ações para combater o roubo de cargas no Estado. Também participaram do evento, na Assembleia Legislativa, o diretor do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), delegado Wagner Giudice, representando o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; e Flávio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp).

Na pauta das discussões, o pleito antigo da categoria, que é a aprovação do Projeto de Lei 885/2009, que cassa a inscrição no cadastro do ICMS das empresas flagradas com produto de roubo ou furto, independentemente de ser caracterizada receptação, o que na prática significa o fechamento da empresa.

"A situação é preocupante, já que o Estado de São Paulo responde por 50% de todas as ocorrências registradas no país. Para se ter uma ideia, no ano passado, foram registrados cerca de 15 mil roubos de carga em todo o Brasil. Deste total, mais de sete mil roubos aconteceram só no Estado paulista. Por isso, a aprovação da lei é tão importante: não basta apenas prender o ladrão, o receptador tem que ser punido porque é ele quem estimula o crime", explicou Caramez, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp