Comissão de Transportes e Comunicações questiona representante da Vivo/Telefonica


26/11/2013 22:06 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

 Diretor de redes da Vivo/Telefonica, Leonardo Capdeville e João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcos Neves e Chico Sardelli  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonardo Capdeville, Diretor de redes da Vivo/Telefonica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez (esq) na presidência da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gerson Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>   Orlando Morando e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez (esq) na presidência da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações reuniu-se nesta terça-feira, 26/11, sob a presidência do deputado João Caramez para discutir itens da pauta e, também, questionar o representante da Vivo/Telefonica sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Dos sete itens da pauta, os deputados aprovaram apenas o requerimento de Orlando Morando (PSDB) questionando possíveis atrasos nas obras do Rodoanel Leste. Fora da pauta, a comissão se debruçou sobre a não apreciação do PL 885/2009, objeto de discussão nessa mesma comissão em 12/11 e que combate a receptação dos roubos de carga cassando o registro do ICMS das empresas envolvidas nessa prática. A comissão foi unânime em criticar a morosidade na votação e tomaram a iniciativa de elaborar um documento a ser assinado pelas lideranças se comprometendo a colocar o projeto em votação.

Também foi ouvido o diretor de redes da Vivo/Telefonica, Leonardo Capdeville, sobre os serviços prestados pela empresa que, segundo os deputados, são péssimos. Para apoiar essa avaliação, os deputados citaram dados do Procon que colocam a empresa entre as que mais receberam reclamações em 2013, além de usarem a própria experiência para reclamar sobre queda de sinal, demora nos atendimentos do call centers, falta de clareza nas contas, entre outras falhas. Capdeville argumentou que a empresa está fazendo o possível para melhorar o atendimento e citou como ações a instalação de mais e melhores antenas (que o técnico chama de site e compreende a antena e os equipamentos ligados a ela), inclusive utilizando postes para instalarem o que Capdeville chamou de site sustentável, por não impactarem na poluição visual. O técnico disse ainda que o que está acontecendo no Brasil, em termos de deterioração do serviço, está acontecendo também no resto do mundo, porque a comunicação mudou substancialmente: "antes do 3G e dos smartfones, os usuários se conectavam apenas quando falavam ao telefone. Hoje os smartfones ficam conectados mesmo quando não estão sendo usados, o que demanda um uso permanente do serviço", esclareceu o diretor da empresa. E continuou dizendo que a relação de usuários por antena é de 400 no Japão, mil nos EUA, e 10 mil no Brasil. Cobrado sobre como o turista vai poder utilizar o celular na Copa do Mundo, Capdeville disse que a preocupação não é apenas com esse usuário eventual, mas com a população em geral: "não há sistema 3G, ou 4G que sobreviva com esse número de usuários por antena", declarou.

Também foram cobradas do diretor da Vivo/Telefonica um pouco mais de respeito aos usuários. João Caramez relatou que um município pediu sua intermediação no sentido de instalar uma antena num determinado bairro, mas a empresa respondeu laconicamente dizendo que não estava prevista nenhuma instalação para aquele local. Dilador Borges (PSDB) também reclamou de uma "truculência" da Vivo que deixou determinada empresa um dia sem comunicação porque a empresa questionou a concessionária sobre uma determinada cobrança.

Participaram e questionaram o diretor os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Chico Sardelli e Marcos Neves, ambos do PV, Baleia Rossi (PMDB), Roque Barbieri (PTB) e Rogério Nogueira (DEM), além dos já citados. O deputado Chico Sardelli desejou pronto restabelecimento ao deputado Antonio Mentor (PT), que se encontra enfermo, no que foi secundado pelos demais colegas da comissão.

alesp