Justiça paulista arquiva processo sobre a máfia do asfalto


02/12/2013 17:25 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:


Luiz Claudio Marcolino, líder do PT na Assembleia paulista, lamentou, no dia 29/11, em discurso no plenário da Casa, o arquivamento do processo sobre a máfia do asfalto, esquema de fraudes em licitações do governo paulista envolvendo prefeituras, parlamentares e empresas privadas.

O esquema que, segundo o deputado, teve início em 2010, veio à tona em abril deste ano, como desfecho da megaoperação Fratelli deflagrada a partir de uma força tarefa formada por Ministério Público federal, Ministério Público estadual e Polícia Federal."O governo ignorou as denúncias do PT feitas à época", disse.

Segundo o deputado, a alegação da Justiça paulista para arquivamento do processo é que "a investigação não ocorrera em fórum competente". "É triste saber que a instituição que deveria zelar pela justiça se sente incompetente para tal", lamentou o líder petista. Marcolino teme que outros casos de denúncia de corrupção no governo paulista, como o caso Siemens-Alstom, que revelam fraudes em licitações do Metrô e da CPTM, tenham o mesmo fim.

No início do novembro, a Justiça já havia determinado a soltura do empresário Olívio Scamatti, acusado de ser o chefe do esquema. De todos os que tiveram a prisão decretada, o empresário era o único que ainda estava preso. O Grupo Scamatti, ao lado da Demop, era uma das principais empresas responsáveis pelo esquema.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp