Prêmio Santo Dias homenageia imprensa alternativa que combateu ditadura


12/12/2013 10:15 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, por meio de seu presidente, Adriano Diogo (PT), entrega nesta sexta-feira, 13/12, o 17° Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos a representantes da sociedade civil ligados a veículos de comunicação alternativa que combateram a ditadura militar.

A premiação ocorre no Plenário Juscelino Kubitschek, às 19h, durante solenidade que lembrará os 45 anos do AI-5.

O jornalista Raimundo Pereira, do Movimento, D. Angélico Sandalo Bernardino, de O São Paulo e Grita Povo, ligados à igreja católica progressista, o editor do jornal O Berro, de Ribeirão Preto, Vanderley Caixe (in memoriam), Áurea Moretti e Madre Maurina (in memoriam), apoiadoras de O Berro, serão os grandes homenageados da noite.

A Comissão de Direitos Humanos também concederá menções honrosas aos jornalistas vítimas da violência policial e de manifestantes quando cobriam os protestos que ocorreram em São Paulo a partir de junho. O grupo que denuncia adoções irregulares de crianças na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, também receberá menção honrosa da Comissão.

O Prêmio é uma das mais importantes honrarias brasileiras. Seu nome se inspira no metalúrgico assassinado pela Polícia Militar durante a greve da categoria, que ocorreu em 1979, na capital paulista.

O operário Santo Dias integrava o comando de greve, liderava piquetes e mobilizava os trabalhadores para a paralisação. Era visto como inimigo pela ditadura.

adrianodiogopt@yahoo.com.br

alesp