Vacinação contra HPV


21/01/2014 15:13 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


A ideia do Projeto de Lei 708/2007, da deputada Ana Perugini (PT), de vacinar meninas e mulheres de nove a 26 anos de idade contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), causador do câncer do colo do útero, continua a avançar. A iniciativa da deputada tramita na Assembleia Legislativa desde 2007 e já conta com pareceres favoráveis das comissões responsáveis pela análise da proposta, mas ainda não foi levada à votação.

O avanço do projeto se deu em nível nacional. A partir de março, o governo federal vai vacinar cerca de cinco milhões de pré-adolescentes em todo o Brasil. No dia 10/1, o Instituto Butantan entregou o primeiro lote da vacina ao Ministério da Saúde. São quatro milhões de doses, que serão distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação deste ano, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano, o medicamento será aplicado em meninas de 11 a 13 anos e, a partir de 2015, será ofertado também para meninas de 9 a 11 anos. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

Para a deputada Ana Perugini, a implantação desta vacina tem dois pontos a serem destacados. O primeiro é a saúde da mulher. O segundo ponto é que a distribuição gratuita vai atender exatamente aqueles que mais precisam. A aplicação de três doses necessárias para a proteção tem um custo de R$ 1 mil. "É uma questão de saúde pública" destaca.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp