PLC propõe criação da Região Metropolitana de Sorocaba


05/02/2014 11:14 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:


Foi publicado no Diário Oficial, em 4/2, o Projeto de Lei Complementar n° 1 de 2014, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Segundo o projeto, de autoria do governo do Estado, a unidade regional deverá ter 26 municípios, como já anunciado em dezembro de 2013.

Incentivador da proposta desde 2005, o deputado Hamilton Pereira (PT) comemorou a publicação. Ele afirmou que, como vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, se empenhará para a aprovação ainda no primeiro semestre de 2014. "Com apoio de diversos parceiros, conseguimos convencer o governo do Estado de que a nossa região já se metropolizou e merece tornar-se uma região metropolitana, o que foi uma grande vitória", lembrou Hamilton. "Independente de quem é a iniciativa, nossa ou do Executivo, desde início estamos comprometidos para que o projeto tramite da forma mais rápida possível pela Casa", completou.

Segundo o parlamentar, o PLC foi publicado em regime de urgência e deverá tramitar ao menos em cinco comissões. Além disso, deverão ser convocadas audiências públicas para discutir o tema.

A RMS será constituída pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

gabinete@hamiltonpereira.org.br

alesp