Parlamento analisa veto a PL sobre taxi metropolitano


26/02/2014 18:52 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Medida pode impulsionar o serviço público por táxi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2014/fg159029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Legislativo deverá analisar o veto do governador Geraldo Alckmin ao PL 157/04, de Edmir Chedid (DEM), que cria o Sistema Rodoviário Intermunicipal Metropolitano de Transporte Individual, conhecido como Táxi Metropolitano. O projeto resultará na criação de normas aos profissionais que atuam entre municípios de uma mesma região metropolitana.

A proposta irá beneficiar os usuários do serviço nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, onde estão 21,7 milhões de habitantes (58,6% da população do Estado). "Os veículos regularizados poderão realizar corridas entre os municípios que integram o aglomerado urbano e até mesmo para outros do seu entorno", comentou.

Os municípios que integram as regiões metropolitanas deverão, segundo Edmir Chedid, programar e fornecer os pontos rotativos para o serviço, assim como definir seus critérios. "Segundo o PL, caberá aos municípios determinar os pontos e os critérios, por exemplo, de embarque e de desembarque dos passageiros, bem como sua fiscalização", completou.

O parlamentar acredita que a medida impulsionará o serviço público por táxi, que terá uma tarifa única e semelhante a das unidades que operam somente dentro de um município. "A ideia do PL é aperfeiçoar o trabalho dos taxistas, que na maioria das vezes são obrigados a levar um passageiro de um município a outro e voltar com o carro vazio", afirmou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp