Em defesa da emancipação do Corpo de Bombeiros


07/03/2014 15:00 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) está discutindo com o governador Geraldo Alckmin a emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Ele avalia que a autonomia vai melhorar o atendimento à população.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia são os únicos estados do país que ainda subordinam os bombeiros aos militares. Para rever essa situação, Massafera está encaminhando uma indicação ao governador.

"O Corpo de Bombeiros é uma instituição que possui uma filosofia própria de trabalho, com prioridades e atividades específicas e bastante distintas daquelas assumidas pela Polícia Militar", justifica Massafera.

O parlamentar lembra ainda que a própria Constituição Federal, em seu artigo 144, já estabelece funções diferentes para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Enquanto os militares agem diretamente na segurança pública, os bombeiros são especialistas em combate a incêndios, salvamento, emergências e segurança das comunidades.

Massafera acredita que essas diferenças interferem essencialmente em cada corporação, desde sua estrutura operacional até a formação dos soldados.

Com a emancipação do Corpo de Bombeiros sugerida por Massafera, a instituição responderia diretamente à Secretaria de Segurança Pública. Com maior autonomia administrativa e financeira, os bombeiros teriam maior capacidade política de lutar por avanços estruturais e captar recursos na forma de convênios e parcerias.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp