Campanha da Fraternidade aborda tráfico de pessoas


10/03/2014 16:50 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2014, no dia 5/3. Neste ano, a campanha aborda o tema Fraternidade e Tráfico Humano. "A campanha é merecedora de muitas homenagens, pois trata de um dos principais e verdadeiros dramas da humanidade. É necessária uma forte reação por parte da sociedade e das autoridades nacionais e internacionais para se combater esse crime", afirmou Capez.

Na Assembleia Legislativa, Capez realizou dois seminários para discutir a prática desse crime tão hediondo contra os seres humanos. Protocolou, também, o Projeto de Lei 220/2013, batizado de Lei Cláudia Raia, que propõe aplicar sanções à pessoa jurídica de direito privado em cujos estabelecimentos sejam praticados a prostituição e o tráfico de pessoas. O projeto determina punições, no âmbito administrativo, à prática da exploração econômica da prostituição e do tráfico de pessoas.

Segundo as Nações Unidas, "o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual".

As vítimas do tráfico de pessoas são expostas a um sem-número de práticas delituosas, tais como exploração sexual, trabalhos forçados, escravidão e remoção de órgãos.

Segundo Capez, "as sanções previstas no PL se mostrarão eficazes, uma vez que prejudicarão a lucratividade das empresas, e o Poder Público não pode permanecer indiferente a este que é um dos flagelos sociais mais devastadores do nosso tempo".

fcapez@al.sp.gov.br

alesp