Audiência pública para discutir situação de maternidades


03/04/2014 14:00 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Telma de Souza (PT) apresentou, no dia 1º/4, requerimento à Comissão de Saúde para a realização de audiência pública para discutir a capacidade de atendimento das maternidades públicas e particulares no Estado de São Paulo, com foco na Baixada Santista. O pedido leva em conta o cenário crítico do setor na região.

A inclusão da proposta na pauta foi aprovada pelos deputados membros. Presidente da Comissão de Saúde, Telma apresentou o requerimento a partir da crise instalada em Santos, onde o Hospital Beneficência Portuguesa, de caráter filantrópico, anunciou o fechamento da sua maternidade. Hospitais particulares como a Casa de Saúde, referência regional neste tipo de atendimento, também já anunciaram a suspensão do atendimento. O Ana Costa, por sua vez, já alegou que está atendendo no limite de sua capacidade e revelou dificuldades para continuar a prestar serviços.

"É uma crise anunciada, que extrapola as relações comerciais entre instituições particulares e seus clientes, na medida em que essas decisões podem vir a sobrecarregar hospitais que atendem pelo SUS na Baixada Santista. Os efeitos negativos disso podem vir a ser notados, principalmente, em hospitais como a Santa Casa de Santos, o São José, de São Vicente, e o Santo Amaro, em Guarujá", alertou Telma.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp