Implantação da Fatec em Bragança Paulista


11/04/2014 17:49 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Rodrigo Garcia, Edmir Chedid e Rubens Goldman <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2014/fg160640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Bragança Paulista representa o resultado de quase 15 anos de muito trabalho e articulação política entre o 2º secretário da Assembleia, Edmir Chedid (DEM), e o governo do Estado. A viabilização da Fatec demandou tempo e empenho de autoridades políticas. "Não se trata de uma conquista obtida da noite para o dia. Não existe mágica que dê certo, foi preciso muito trabalho", ressaltou Chedid, um dos principais articuladores pró-Fatec.

O assunto foi defendido inicialmente, em 2000, pelo ex-deputado Nabi Chedid, autor do PL 296/2000, que pedia a instalação de uma unidade em Bragança. No ano seguinte, Edmir Chedid, então relator da Comissão de Finanças e Orçamento, solicitou a aprovação do projeto para que o município conquistasse a Fatec. Em março de 2003, a Assembleia aprovou o PL 296, mas a proposta acabou vetada pelo Poder Executivo.

Em 2006, Edmir Chedid apresentou a Indicação 1.444 que solicita a implantação da Faculdade de Tecnologia em Bragança.

No mesmo ano, Edmir Chedid defendeu em seu parecer à Lei de Diretrizes Orçamentárias a destinação de 1% do total arrecadado com ICMS no Estado para as Fatecs e Etecs.

O anúncio da criação da Fatec de Bragança ocorreu em 2007, abrindo caminho para a assinatura, entre o Estado e a prefeitura, no então governo Jango, de convênio para concessão do local que abrigaria a unidade. Considerado insatisfatório, o espaço gerou uma série de declarações de Edmir Chedid, que discordava das instalações oferecidas pela prefeitura, pois "funcionava em um prédio improvisado que abrigava a EMEF Haidée Marçal, no bairro Henedina Cortez". Após sua instalação, "nenhum investimento foi realizado para que a faculdade pudesse receber mais cursos e alunos", disse à época o parlamentar.

No mesmo ano, Chedid se reuniu com o então secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e solicitou a construção de um prédio amplo e adequado. Em 2009, o parlamentar foi autor da Lei 13.889/09 denominando a Fatec "Jornalista Omair Fagundes de Oliveira". Em maio de 2010, o deputado reiterou pedido de construção da Fatec e apresentou emenda ao Orçamento estadual de 2011, destinando recursos para ampliação do prédio. Em outubro de 2011, o governador Geraldo Alckmin autorizou a liberação de R$ 14 milhões para construção do novo prédio, pronto no final de 2013 e vistoriado em março de 2014, pelo secretario de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia, acompanhado de Chedid, vereadores e lideranças políticas.

echedid@al.sp.gov.br

alesp