Pesquisas nas escolas públicas


15/04/2014 17:42 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:


Orlando Bolçone (PSB) ressaltou, na tribuna da Assembleia Legislativa, no dia 10/4, os avanços dos estudos de ciências tecnológicas na saúde.

Ele citou a revista "Unesp Ciência", que traz reportagem sobre produto desenvolvido em parceria entre a Braile Biomédicas, de Rio Preto, e o Instituto de Química da Unesp: um novo modelo de válvula cardíaca, a um custo 50% menor que o do mesmo produto feito nos EUA.

O material, além de mais barato, tem alto grau de sofisticação, de tal modo que vai permitir cirurgias em pessoas com idades mais avançadas. "Isso mostra a importância de aliar o saber acadêmico ao mercado", afirmou o deputado, que ressaltou ainda a importância das pesquisas feitas.

Bolçone falou do Novo Programa de Ensino Integral, da Secretaria de Estado da Educação, que incentiva o envolvimento de alunos da rede pública em pesquisas. Citou um dos quatro exemplos apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da USP, em que a aluna Camila Agoni, de apenas 16 anos, desenvolveu uma pomada cicatrizante feita de embaúba, árvore fartamente encontrada em nossas florestas.

A aluna estuda na EE Jardim Riviera, em Santo André, e foi orientada pela professora Flávia Araújo dos Santos. "Para se ter ideia da importância desse fato, a Unifesp se interessou pela continuidade de desenvolvimento da pesquisa. Esta é uma das chaves do futuro", disse o deputado.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp