Medidas para evitar abusos sexuais no transporte público


23/04/2014 16:00 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


Beth Sahão (PT) protocolou dois projetos de lei (415 e 416/2014), buscando reforçar a prevenção aos crimes sexuais nas dependências do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O objetivo das medidas é ajudar a garantir mais segurança para as usuárias desses meios de transporte, que recentemente converteram-se em cenários de uma onda de ataques contra mulheres.

Uma das propostas da parlamentar determina a criação de programas permanentes de capacitação voltados aos profissionais das duas empresas, de modo a torná-los aptos a atuarem no combate aos abusos. "Os funcionários do Metrô e da CPTM, em especial os da área de segurança, precisam estar preparados para agir de maneira eficaz diante das situações de violência sexual", diz Beth.

A falta de apoio e orientação adequada, por parte dos funcionários do Metrô e da CPTM, foi um dos problemas mais citados pelas mulheres que participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, no dia 8/4. "Muitas relataram ter encontrado enormes dificuldades para obter ajuda diante de uma situação de abuso ou assédio", afirma a deputada. Beth acredita que com a capacitação permanente, os profissionais terão condições de responder com mais agilidade aos atos de violência, podendo inclusive se antecipar a eles.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp