Opinião: As fontes da violência....


21/05/2014 17:58 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Recentes acontecimentos mostrando a violência mais exacerbada, ameaçadora, aterrorizante, merecem algumas reflexões e, no entender da socióloga Maria Lucia Barbosa, do Instituto Millenium, têm origem em quatro fontes: 1º - A criminalidade; 2º- As ações dos chamados movimentos sociais; 3º - Os ataques de membros do PT às autoridades dos Poderes constituídos; 4º - Os comportamentos sociais grupais.

Em todos esses aspectos fica patente a falência do Estado, fracassando redondamente na função básica de prover a segurança dos cidadãos.O próprio governo petista, através dos péssimos exemplos de corrupção dos seus membros, da destruição de valores morais, do incitamento ao ódio entre negros e brancos, entre pobres e ricos, incita essa situação. A criminalidade aumenta de forma descontrolada e tem suas causas no tráfico de drogas e de armas; na impunidade representada pela morosidade da Justiça; na incapacidade da apuração dos crimes; nas leis pouco rigorosas e ultrapassadas que impedem, por exemplo, a prisão de bandidos menores de 18 anos e permitem a soltura de criminosos de alta periculosidade depois de um breve tempo presos; no sistema prisional deficiente; no sistemático ataque da mídia chapa branca aos policiais que cumprem seu dever ao controlar a violência; nos atos de delegados que soltam bandidos quando a polícia os prende etc.

Mas não é só: os chamados movimentos sociais criados pelo PT costumam infernizar a vida da maioria, como acontece com o MST que arrebanha os chamados sem-terra nas periferias, sem a menor vocação agrícola, cooptando-os com a promessa de se tornarem proprietários de terras. Na internet, sob o anonimato de perfis falsos, petistas se destacam pela fato do raciocínio lógico ser substituído pela boçalidade, pela intimidação, pela difamação, pela desqualificação dos oponentes que são tratados com inimigos.

No bojo de tudo isto os comportamentos sociais grupais atestam de modo evidente a falência do Estado. Perigosas e descontroladas as multidões mostram sua face mais terrível quando ônibus são queimados, propriedades privadas são depredadas, ou nas chacinas e linchamentos como o da inocente Fabiane Maria de Jesus, de Guarujá, confundida com uma bruxa inventada na Internet. Revoltada com a impunidade dos criminosos das quais é frequente vítima, a população parte para fazer justiça com as próprias mãos cometendo, lamentavelmente, injustificáveis violências.

Cria-se, aí, um círculo irreparavelmente vicioso; a violência gera mais violência, levando pânico a empresários, aos moradores das pequenas e grandes cidades, bem como a todos os cidadãos que pagam seus impostos aspirando, tão somente, viverem em paz com seus familiares e seus vizinhos. Todo mundo quer, apenas, a liberdade de ir e vir sem ser molestado, assaltado ou violentado...

*Deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp