Projeto para instituir o Dia do Fado


04/06/2014 17:40 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:


Para ressaltar ainda mais a cultura portuguesa no Brasil, está em tramitação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 789/2014, de autoria do deputado Fernando Capez (PSDB), que institui o Dia do Fado no Estado de São Paulo.

Desde seu primeiro mandato, Capez tem realizado inúmeros trabalhos de interesse da comunidade portuguesa. Entre as iniciativas, realiza anualmente em junho, sessão solene para prestar homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Também, como presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Comunidade e à Cultura Luso-Brasileiras, tem defendido ações favoráveis à comunidade. A Frente foi lançada no ano de 2009, pelo deputado Bruno Covas (PSDB). Com adesão de 34 parlamentares, a Frente visa preservar a cultura portuguesa, sua influência e desenvolvimento no Estado.

"Portugal é uma das nações mais antigas do mundo e ocupa uma posição geográfica privilegiada e tem os maiores poetas, portanto, para ressaltar ainda mais a sua rica cultura, cabe a nós iniciativas para valorizar a cultura e a comunidade luso-brasileiras", afirma Capez.

A iniciativa de Capez remete a uma das principais tradições no que se refere ao estilo musical português denominado fado. A palavra vem do latim fatum, que quer dizer destino.

fcapez@terra.com.br

alesp