Opinião: Comprometidos com o meio ambiente


05/06/2014 15:49 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


A data não é para ser comemorada, mas despertar em cada um a consciência de que todos somos fundamentais para a preservação do meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado desde 1972 em 5 de junho, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de alertar a população mundial e os governos para os riscos da nossa negligência com a natureza.

Na semana do Dia do Meio Ambiente vemos a mobilização nos municípios com a realização de diversos eventos para marcar a data. Iniciativas muitas vezes simples, como um passeio ciclístico ou um plantio de mudas de árvores, mas que cumprem o importante papel de chamar a atenção da comunidade para a degradação que está ocorrendo no meio ambiente.

A estiagem de água no Estado de São Paulo, por exemplo, atípica para os primeiros meses do ano, é uma mostra das mudanças no clima provocadas pelo homem. A situação do sistema Cantareira é de grande preocupação. As represas Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, que respondem por cerca de 80% da capacidade máxima do sistema Cantareira, atingiram o limite mínimo de captação de água pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ou seja, 0% do volume útil armazenado. Assim, a retirada de água desses reservatórios só pode ser feita agora por meio do bombeamento do "volume morto", que fica represado abaixo do nível das comportas.

Mesmo vendo as represas com baixo nível de água, parece que muitos não estão acreditando no risco da falta de água e continuam desperdiçando esse bem tão precioso, lavando carros e calçadas, demorando no banho, não reaproveitando a água da lavagem de roupas, não consertando torneiras com vazamentos, enfim, sem mudar de atitude. A previsão é que a estiagem continue, aumentando a possibilidade de desabastecimento.

Precisamos proteger os recursos naturais para termos qualidade de vida hoje e também pensando nas próximas gerações. Faço minha parte como cidadão e, enquanto parlamentar, tenho procurado dar minha contribuição também por meio da elaboração de projetos de lei. Destaco duas leis já em vigor que tratam da destinação final, ambientalmente adequada, das embalagens de óleos lubrificantes nos postos de combustíveis e também a que institui o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Águas. Outras propostas que visam a preservar o meio ambiente continuam em tramitação na Assembleia Legislativa.

Os governos precisam adotar políticas sérias em relação às mudanças climáticas, assim como os municípios devem promover ações e programas para um desenvolvimento sustentável e a população em geral mudar seus hábitos para diminuir a poluição e o consumo de água. O comprometimento deve ser de todos para vivermos bem hoje e termos um futuro melhor.

*Chico Sardelli é deputado estadual pelo PV e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

alesp