Opinião - Corrupção: nosso problema número 1


09/06/2014 12:59 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O Brasil tem muitos problemas graves a serem resolvidos, mas, na minha opinião, o número um tem nome: corrupção.

Em pronunciamento que fiz na tribuna da Assembleia Legislativa recentemente chamei a atenção para uma noticia publicada no jornal Valor Econômico, relatando a seguinte pergunta a uma plateia de cerca de 500 executivos de empresas do país reunidos num evento nacional: sua organização poderia participar de atos de corrupção? A resposta, de forma anônima (é claro!), obteve o seguinte resultado: 62% admitiram que a sua organização, isto é, a sua empresa, poderia participar de atos de corrupção; 21% negaram a possibilidade e 17% não souberam responder.

Eu acho que os que não souberam responder talvez pensassem em dizer "sim" quando surgisse uma possibilidade de participar de atos de corrupção. Neste mesmo evento, nesta mesma concentração de 500 grandes empresários, foi feita também outra pergunta, esta envolvendo os concorrentes: se existe a crença de que estes poderiam se valer de práticas ilegais para terem vantagens em contratos com o setor público. Resposta: 85% disseram achar que seus competidores podem, sim, corromper os agentes públicos.

Quando o general De Gaulle, na década de 50, teria afirmado não ver o Brasil como "um país sério" foi um escândalo. Será que mudou alguma coisa de lá para cá? Em outra pesquisa, publicada pela Folha de S. Paulo, repórteres saíram às ruas e perguntaram às pessoas: "Se você estivesse em Brasília e tivesse condições você faria o mesmo que muitos políticos e administradores públicos fazem, faturando verdadeiras fortunas em atos de corrupção?" Sessenta e dois por cento das pessoas responderam: "É lógico, não sou bobo!"

A corrupção, infelizmente, está banalizada. O Brasil vive, indiscutivelmente, uma crise de valores morais, éticos e espirituais e, com isto, a malandragem campeia em todos os setores e não apenas na política.

Chico Xavier, um grande líder espírita, em um de seus livros diz o seguinte: "Rezem, rezem muito pelos políticos e administradores públicos, porque as tentações que recebem são muito grandes". E é verdade. Recentemente, quando o papa Francisco estava falando a um grupo de jovens no Brasil e lhe perguntaram o que se poderia fazer para corrigir essa malandragem, essa corrupção... Francisco respondeu: "Ingressem na política, porque a política, quando feita com seriedade, com decência e com dignidade, é a maior demonstração de amor ao próximo que se pode ter".

Por meio da política, podemos ter leis melhores, mais efetivas; podemos dar ao nosso país uma organização social séria. A política, reitero, pode colocar o Brasil no rumo certo se o eleitor também fizer a sua parte escolhendo bem os seus representantes.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp