Atendimento a pacientes de mercurialismo


25/06/2014 16:48 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Martins, à esquerda de Uip<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2014/fg163939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante reunião realizada na segunda-feira (23/6), o deputado Marcos Martins (PT), acompanhado de assessores e membros da Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico (AEIMM), levou ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, algumas demandas relacionadas à pasta.

O motivo principal da reunião foi solicitar urgência na validação do protocolo de atendimento para pacientes de mercurialismo na rede pública de saúde, que até agora não teve andamento.

O parlamentar é autor da Lei 15.313/2014 " que proíbe o uso e armazenamento de equipamentos que contenham mercúrio nos hospitais públicos do Estado, como os termômetros, por exemplo " e pediu o reconhecimento do programa de tratamento para facilitar o diagnóstico da doença e promover pronto atendimento.

Martins aproveitou o encontro para perguntar ao secretário se o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Osasco será realmente fechado. Uip respondeu que o serviço continuará a ser prestado e atribuiu as informações a boatos.

Perguntado sobre o prazo para a conclusão das reformas no hospital, que já duram mais de três anos e prejudicam o atendimento no município, o secretário de governo evitou dar um prazo conclusivo.

Outra questão levada por Martins foi com relação à implantação do Centro de Tratamento de Câncer de Osasco. O parlamentar cobrou do secretário que seja cumprido o prazo dado pelo governador em maio. David Uip garantiu que a unidade será inaugurada até o final de julho.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp