Sancionado PL que proíbe criação para extração de peles


29/10/2014 16:23 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Chinchila, principal alvo dos criadores de pele<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2014/fg165658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou nesta terça-feira, 28/10, o Projeto de Lei 616/11, de autoria de Feliciano Filho (PEN), que proíbe a criação de animais com finalidade exclusiva para extração de peles no Estado. Aprovado na Assembleia Legislativa, no dia 17/9, o PL determina o fim da criação ou manutenção de qualquer animal doméstico, domesticado, nativo, exótico, silvestre ou ornamental com essa finalidade.

"A indústria de extração de peles tem uma das práticas mais crueis do mundo", afirma o deputado. "A aprovação deste projeto preserva a vida de milhares de animais que vivem em cubículos muito pequenos, mal podendo se mexer, para depois serem mortos de forma cruel, para satisfazer a vaidade humana", declara Feliciano.

Em caso de descumprimento, a penalidade é o pagamento de 500 Ufesps por animal (cerca de R$ 10 mil), além da cassação do registro de inscrição estadual do criador e pagamento de mil Ufesps (ou aproximadamente R$ 20 mil), no caso de reincidência.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp