Deputado propõe campanhas de prevenção ao câncer de pele


14/11/2014 12:22 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim (Solidariedade) pediu na Tribuna da Assembleia Legislativa que o governo do Estado realize campanha de prevenção ao câncer de pele. O parlamentar, que é médico, falou da importância desta medida justamente com a chegada do verão.

"É muito importante que se faça campanhas de prevenção para que as doenças sejam diagnosticadas precocemente e aumente ainda mais as chances de cura dos pacientes", ressaltou. Gondim alerta ainda que é fundamental que o governo faça parcerias com empresas que produzem filtro solar para que possam ajudar nestas campanhas.

Não é de hoje que o deputado fala de sua preocupação da incidência do câncer de pele. Segundo o Instituto do Câncer do Estado (Ices), o câncer de pele é um crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos desta doença, variando conforme a célula que se reproduz. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares, espinocelulares e os melanomas. O câncer de pele é o mais frequente entre todos os tumores existentes. O risco de novos casos não-melanoma estimados para o Brasil em 2008 foi de 59 a cada 100 mil homens e 61 a cada 100 mil mulheres.

O deputado Gondim, em 2012, apresentou um projeto de lei que propõe a instituição da "Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Pele", a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de dezembro, com o objetivo de mobilizar a sociedade e o poder público para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de pele.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp