Da Tribuna


16/12/2014 19:27 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Alerta para o não cumprimento de pagamentos previstos na lei orçamentária estadual. Critica o Executivo pelo fato, afirmando que o Estado vive um momento de descontrole fiscal.

CARLOS GIANNAZI - Discorre sobre o projeto de lei que trata do nível universitário para os oficiais de justiça do Estado. Afirma ser necessário que esta Casa apresse a apreciação desta proposição. Critica o conteúdo do Projeto de lei Complementar 25, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado. Afirma que, se aprovado, o projeto enfraquecerá o Ministério Público estadual.

LUIZ CARLOS GONDIM - Critica a possibilidade de extinção da Secretaria de Estado da Agricultura. Discorre sobre a crise hídrica no sistema Alto Tietê, que abastece o setor leste da Região Metropolitana de São Paulo. Defende a criação de um plano de saúde para os servidores desta Assembleia.

ED THOMAS - Cita o crescimento, de cerca de 50%, do PIB da região de Presidente Prudente nos últimos anos. Comenta a diminuição da taxa de mortalidade infantil na mesma área. Afirma que Presidente Prudente é umas das melhores cidades do Brasil para crescimento profissional. Elogia o governo federal pela entrega de unidades do programa Minha Casa Minha Vida na região.

MARCOS MARTINS - Discorre sobre a crise hídrica pela qual passa o Estado de São Paulo. Critica a gestão da Sabesp em relação à questão. Cita dados que demonstram o enorme desperdício que o sistema de abastecimento possui.

JOOJI HATO - Discorre sobre crimes recentes, ocorridos na capital, cometidos por motociclistas e seus garupas. Afirma que o governo deve fazer blitze de desarmamentos como forma de combater a violência.

OLÍMPIO GOMES - Afirma que não há previsão, na lei orçamentária a ser apreciada por esta Casa, de recursos para reajuste dos salários dos servidores estaduais em 2015. Afirma que o Executivo não valoriza os profissionais que prestam serviços à população.

JOÃO PAULO RILLO - Discorre sobre entraves para o fechamento dos trabalhos da Casa, neste semestre, como o calote sofrido por funcionários da limpeza e demandas não atendidas de servidores da Justiça, da Saúde e da Procuradoria. Alerta para o risco iminente de não se votar a peça orçamentária nem, tão pouco, as contas do governador. Defende a apreciação de projetos que beneficiariam diversas categorias do funcionalismo público. Tece considerações sobre posicionamentos dos deputados Gilson de Souza e Roberto Engler, ambos de Franca, acerca de projeto de doação de área do governo para os agostinianos daquela cidade. Repudia a ausência de deputados da base governista em reunião inaugural de CPI da USP, nesta tarde. Faz comentários sobre declaração do deputado Barros Munhoz sobre a citada reunião. Informa que a bancada petista deve obstruir os trabalhos.

BARROS MUNHOZ - Faz histórico da Petrobras, da qual, acrescenta, foi funcionário. Comenta o escândalo de corrupção envolvendo a estatal e sua consequente perda de valor de mercado. Afirma que a gravidade das denúncias é inédita. Argumenta que os políticos não devem apenas ouvir a voz do povo, mas também entendê-la. Defende uma prática política séria e honesta. Declara que o estado atual do Brasil envergonha seus cidadãos.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Exibe reportagem televisiva a respeito das denúncias de corrupção envolvendo o Metrô e a CPTM. Propõe instauração de CPI, nesta Casa, para tratar do assunto. Defende investigação tanto deste caso quanto do caso da Petrobras.

LUCIANO BATISTA - Para reclamação, cobra da Mesa Diretora solução para o caso do não pagamento do salário a funcionários terceirizados desta Casa.

JOOJI HATO - Discorre sobre o problema das enchentes na cidade de São Paulo. Menciona projetos de lei, que apresentou ao longo de sua carreira política, para tratar da questão, como o incentivo ao uso de calçamento permeável. Comenta a crise de abastecimento de água pela qual passa o estado de São Paulo. Defende a instalação de câmeras de segurança em prédios públicos.

CARLOS GIANNAZI - Declara apoio à aprovação de projetos de interesse dos servidores do Poder Judiciário estadual. Manifesta-se contrariamente ao PLC 25/13, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado. Informa que, hoje, deveriam ter sido iniciados os trabalhos da CPI que trataria de denúncias de violência sexual na Faculdade de Medicina da USP, mas não houve quórum para tal. Responsabiliza a base do Governo pelo fato.

JOÃO PAULO RILLO - Lê e comenta texto, publicado no site da bancada do PT, sobre as denúncias de corrupção em contratos da CPTM e do Metrô. Afirma que, durante os governos Lula e Dilma, denúncias de corrupção foram investigadas no Congresso Nacional.

CAMPOS MACHADO - Critica a devolução de recursos desta Casa ao Executivo. Defende a Emenda nº 4302 ao Orçamento de 2015, que trata da dotação orçamentária para gasto com pessoal deste Poder Legislativo. Afirma que grande parte dos deputados é favorável à sua aprovação.

CAMPOS MACHADO - Para comunicação, informa que, na convenção nacional do PTB, foi reconduzido à secretaria geral nacional do partido. Declara que sua bancada não será subserviente a partido algum.

alesp