Opinião: Um dia para ficar na história


05/01/2015 12:09 | * Welson Gasparini

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O dia 22 de dezembro de 2014 ficará perpetuado na história de Ribeirão Preto pela entrega ao uso, da população local e regional, do conjunto da obra viária representada pelo chamado "trevão" da Castelo Branco na qual o governo do Estado, através das concessionárias Autovias e Vianorte, ambas pertencentes à Arteris, investiram R$ 120 milhões. Um dinheiro, por sinal, muitíssimo bem empregado porquanto resultou em oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno além de uma passarela com 450 metros, permitindo a travessia de pedestres e ciclistas dentro das normas de acessibilidade e adequação à malha viária urbana.

Com essa obra, o governador Geraldo Alckmin ficará, igualmente, perpetuado na memória e na gratidão dos milhares de motoristas que, diariamente, se beneficiarão dessa conquista para a qual, modestamente, contribuí. Quando ainda era prefeito de Ribeirão Preto, participei das tratativas com o então governador José Serra, o que ensejou a estadualização da avenida Castelo Branco. Foi o primeiro dos muitos passos que resultaram numa caminhada cujo desfecho aconteceu na manhã deste dia 22, quando o governador Alckmin " com quatro meses de antecedência em relação ao prazo contratualmente previsto (abril de 2015) " fez questão de entregar, pessoalmente, esse esplêndido presente no natal de 2014.

Pelo "trevão", um complexo viário com 11,8 km de extensão, passam, diariamente, uma média de 80 mil veículos, com picos de 8 mil por hora (das 7 às 8h30 e das 17 às 18h30), canalizando o tráfego das pistas norte e sul da Via Anhanguera, da rodovia Antônio Duarte Nogueira, da rodovia Antônio Machado Sant"Anna, da rodovia Abrão Assed e da própria avenida Castelo Branco. Para o motorista que tanto sofreu, nos dois últimos anos, com os inevitáveis desvios, finalmente a constatação: o sacrifício valeu a pena!

Ribeirão Preto passa a contar, a partir de agora, com o maior trevo rodoviário do Brasil, beneficiando mais de l,5 milhão de pessoas das cidades do seu entorno e muitas mais. É um novo tempo para o transporte rodoviário numa remodelação projetada para atender a demanda do tráfego para, pelo menos, os próximos 30 anos.

Não é hora, acredito, para novas reivindicações, mas sim para agradecimentos e esses agradecimentos, ao governador e a sua assessoria, devem ser extensivos, igualmente, às empresas que trabalharam nessa obra, bem como aos seus engenheiros e aos operários que deram o melhor de si para concretizá-la em tempo recorde.

22 de dezembro de 2015, reitero, é um dia para ficar na história de Ribeirão Preto como marco de um governo e de um governador preocupados com o bem estar dos cidadãos do nosso Estado; vidas preciosas, não tenho duvidas, serão poupadas e acidentes serão evitados pela fluidez e pela segurança ensejadas por essa obra de tão relevante importância econômica e social.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp