Sertãozinho sedia ato do setor sucroenergético


26/01/2015 17:47 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 27/1, como um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Defesa do Setor Sucroenergético, vou participar, em Sertãozinho, ao lado de empresários, trabalhadores, lideranças sindicais e do próprio poder público, do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético. A cidade toda deverá parar em apoio a ato voltado para mostrar às esferas governamentais estadual e federal a urgência da retomada de investimentos na cadeia produtiva sucroenergética para reintegração de milhares de trabalhadores cujos empregos foram perdidos nos últimos anos.

Todos os segmentos do comércio e indústria de Sertãozinho reafirmaram, na semana passada, seus compromissos com essa ação inusitada, unindo forças para conscientizarem seus colaboradores sobre a importância de se solidarizarem com o ato. Entre as lideranças mobilizadas destaco José Carlos Canesin, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e Região (Sincomercio); Geraldo Zanadréia, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (Acis); Antonio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis); Manoel Carlos Azevedo Ortolan, presidente da Canaoeste, e Carlos Roberto Libonio, secretário municipal de Industria e Comércio, em sintonia com o prefeito Zezinho Gimenes.

O Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético acontece concentra-se em dois pontos de partida: praça rotatória Thirso Pelá (em frente ao Ibis Hotel) e rotatória da estrada vicinal Antônio Sarti com a rodovia Armando de Salles Oliveira (próximo à empresa Dedini). Os manifestantes farão uma caminhada de cerca de dois quilômetros até a rodovia Carlos Tonani (saídas para as cidades de Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Jaboticabal), onde acontecerá a apresentação do documento com as principais reivindicações dos setores envolvidos.

A realização envolve a prefeitura de Sertãozinho, Sindicato dos Metalúrgicos, Força Sindical, Ceise Br, Acis, Sincomércio, Canaoeste, Câmara Municipal, Sindinap, OAB, Amasert, Sincomerciários e Copercana, e apoio da Unica, Coopercitrus, Coplacana e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos de Sertãozinho. É uma hora em que vaidades devem ser deixadas de lado em função de um objetivo maior: devolver a Sertãozinho o papel econômico e social no centro da região onde nasceu o próprio Proalcool.

Essa mobilização se justifica porquanto toda atividade econômica de Sertãozinho e região é alicerçada no setor metalúrgico e atrelada à retomada do setor sucroenergético. Com a crise, todas as categorias econômicas e sociais estão sofrendo consequências. Não se pode ficar parado, esperando o pior, se medidas urgentes não forem tomadas para reverter esse quadro desalentador.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp