Moção para criar Bolsa Nascente


05/02/2015 21:37 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Através de uma moção encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, o deputado Luiz Carlos Gondim (SDD) espera que o governo federal estude a possibilidade de criar um programa de preservação das nascentes no país. Denominado Bolsa Nascente, a medida visa o pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais e agricultores possibilitando o aumento da cobertura vegetal e a preservação dos mananciais.

O parlamentar apresentou também o Projeto de lei 1.315/2014, que estabelece o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Água, visando à identificação, catalogação e a preservação das nascentes de água existentes em todo o território paulista. "Como todos sabem, São Paulo e outros estados da federação estão sofrendo com a falta de chuvas, consequentemente, a escassez de água. Por isso, nada mais importante que a preservação das nascentes no nosso Estado", ressaltou.

"Não basta somente a proteção das chamadas matas ciliares para garantir a qualidade e a quantidade de uma nascente, pois água é captada em todo o terreno ao redor e logo é necessário um trabalho de conservação do solo que evite ou minimize os efeitos da erosão e que impeça o assoreamento e o carregamento de agrotóxicos ou outros dejetos para o lugar de onde a água vem à tona", comenta.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp