Dia de Consciência da Fibromialgia


10/02/2015 17:04 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:


Mais um projeto de lei de Marcos Martins (PT), o PL 117/2014, foi sancionado pelo governo do Estado em 2014: o que estabelece o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, em 12 de maio, através da Lei 15.461, de 2014.

Para o parlamentar, a lei tem como objetivo principal a compreensão da sociedade sobre a síndrome, que vem se tornando comum entre os brasileiros. "A fibromialgia já atinge 3% da população do país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Precisamos estimular o conhecimento sobre a patologia e chamar a atenção à saúde e ao tratamento que já existe para amenizar os sintomas da síndrome", completa Martins.

Em síntese, a lei propõe o debate de assuntos relacionadas à fibromialgia e, consequentemente, a troca de experiências e informações sobre a síndrome entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral.

Classificada como doença reumática, em 1990, a fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica que se manifesta em diferentes partes do corpo, principalmente tendões e articulações. Os principais sintomas da patologia são dor generalizada, fadiga, falta de disposição, alteração no sono, sensibilidade durante a micção, cefaleia, síndrome do cólon irritável e distúrbios emocionais.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp