Comissão das Mães de Maio é instalada na Assembleia


24/02/2015 11:23 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:


Foi instalada, na Assembleia Legislativa, a Comissão da Verdade da Democracia Mães de Maio, que esclarecerá casos de violações cometidas pelo Estado brasileiro no período posterior à ditadura.

A instalação ocorreu durante reunião de diversos movimentos sociais com a Comissão de Direitos Humanos e com representantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

"Esta comissão tem nome próprio, Mães de Maio, em reconhecimento pela luta histórica do movimento que luta pelo esclarecimento das graves violações a direitos humanos perpetradas pelo Estado em maio de 2006", disse o deputado Adriano Diogo (PT) na abertura dos trabalhos.

Débora Silva, coordenadora do movimento Mães de Maio, lembrou que a demanda por essa Comissão da Verdade da Democracia foi endereçada por Diogo à Presidência da República, em 2012. O pedido se tornou realidade pela coragem política do deputado, que criou a subcomissão de Direitos Humanos, com apoio técnico da Comissão de Anistia, que contratou dois consultores para realizar as pesquisas, e com apoio político da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos.

cvdemocracia@gmail.com

alesp