Da Tribuna


10/03/2015 19:39 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CONSTÂNCIA FÉLIX - Discorre sobre a terceirização do comércio informal. Combate a recorrente parada de caminhões, em pontos diversos de estradas, carregados com móveis, brinquedos ou mudas de plantas, no intuito de promover a venda avulsa e irregular de produtos, sem o devido recolhimento de impostos. Manifesta apoio ao pequeno produtor que, a seu ver, além de sofrer as inseguranças decorrentes de intempéries, também padece pela falta de incentivos.

SEBASTIÃO SANTOS - Apresenta vídeo de acidente ocorrido em malha ferroviária no município de Jales. Apela ao DNIT que faça a retirada do transporte por trens de carga de áreas urbanas de São José do Rio Preto, Cedral e de Mirassol. Cita os riscos pelos quais passam as populações das cidades mencionadas.

LUIZ CARLOS GONDIM - Discursa sobre o agravamento da crise hídrica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Lamenta os gastos excessivos por uma parcela da população. Dá ênfase à cobrança indevida, decorrente de passagem de ar pela tubulação, o que, de acordo com reportagem da TV Globo, tem gerado contas de água com valores abusivos. Defende o cancelamento de multas aos usuários que sofrem com esse problema. Comenta situação vivenciada por agricultores da região de Mogi das Cruzes com relação à água.

ORLANDO BOLÇONE - Discorre sobre o desenvolvimento local integrado e sustentável. Considera que o homem é a razão do desenvolvimento. Menciona encontro ocorrido no último fim de semana, em Catanduva, para debater questões macroeconômicas. Lembra que o País sofre com a crise política e econômica, o que, a seu ver, não deve interferir no desenvolvimento do Brasil.

ORLANDO MORANDO - Comenta os efeitos práticos decorrentes do que chamou de maior crise hídrica pela qual o estado de São Paulo já passou. Menciona a enchente que assola o estado do Acre. Afirma que 60% de usuários da Sabesp reduziram o consumo de água, o que tem gerado bônus nas tarifas. Lamenta que ainda ocorram desperdícios por parte da população. Destaca que o nível do Sistema Cantareira atingiu 14% de sua capacidade, após as chuvas dos últimos dias. Tece elogios ao Governo do Estado, bem como à Sabesp, por providências tomadas durante a crise da água. Considera que não houve omissão e nem falta de investimentos por parte do Executivo. Defende o uso racional da água pelos quase 22 milhões de pessoas que utilizam o líquido tratado.

CONSTÂNCIA FÉLIX - Reitera a necessidade, a seu ver, de uma maior fiscalização ao comércio informal. Cita os prejuízos causados aos comerciantes regularizados, em face da concorrência desleal imposta por ambulantes. Chama a atenção para os problemas enfrentados pelo pequeno produtor. Sugere a implantação de uma patrulha rural, no sentido de resguardar o patrimônio do pequeno produtor da ação de vândalos ou criminosos.

alesp