Levantamento do Datafolha reforça campanha Plebiscito Já

Pesquisa aponta que 87% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal
16/04/2015 14:26 | Da assessoria do deputado Campos Machado

Compartilhar:


Novo levantamento do Datafolha, realizado na semana passada, mostra que, se houvesse uma consulta nacional sobre a questão da maioridade penal, a maioria esmagadora da população votaria a favor da redução. A pesquisa atual revelou o maior apoio à redução, desde 2003, quando o instituto realizou o primeiro trabalho, em âmbito nacional. Naquele ano, 84% eram favoráveis à medida.

De acordo com o Datafolha, 87% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Contrários à mudança são 11%; indiferentes, 1%, e não souberam responder, 1%.

Os maiores índices de aprovação à redução foram obtidos nas regiões Centro-Oeste (93%) e Norte (91%). No Sul e no Nordeste, os favoráveis são 87% da população. No Sudeste, 85%. A margem de erro, segundo o Datafolha é de dois pontos percentuais.

Para o deputado Campos Machado - Coordenador Nacional do Comitê Pró-Plebiscito e da Campanha Plebiscito Já! - Redução da Maioridade Penal, que há mais de 20 anos luta para que um plebiscito, com ampla participação popular, decida sobre o tema, "a nova pesquisa vai ao encontro da nossa proposta, especialmente por uma divisão sobre o limite de idade e os tipos de crimes que devem ser objeto da redução".

"O caminho é a convocação do plebiscito, assim teremos tempo para discutir e informar o conjunto da população brasileira, da forma mais democrática possível", conclui o presidente estadual e secretário-geral nacional do PTB.

Bandeira Nacional do PTB

Em dezembro do ano passado, em Convenção Nacional, o PTB resolveu, por iniciativa de Campos Machado, abraçar, nacionalmente, a campanha Plebiscito Já!

A campanha está coletando assinaturas em todo o país para que a Proposta de Convocação de Plebiscito seja encaminhada aos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Para realização do Plebiscito, a campanha deve alcançar um milhão de assinaturas. Para assinatura online, o site disponível é: http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=P2013N43259.

cmachado@al.sp.gov.br

alesp