Projeto - Benefício para pessoas com alopecia causada por quimioterapia


08/05/2015 17:16 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), apresentou o Projeto de Lei 618/2015, que estabelece a garantia do fornecimento de peruca às pessoas com alopecia provocada pela aplicação de quimioterapia. O acessório será disponibilizado aos usuários dos serviços de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde no âmbito do Estado de São Paulo.

Alopecia é o termo técnico para a perda de cabelo. Quando pacientes de câncer são submetidos a tratamento quimioterápico, essa queda pode ocorrer. Nesses casos, essa condição é temporária e reversível quando há a interrupção da medicação.

Enio Tatto, ao justificar a iniciativa, observa que "a necessidade do uso da peruca surge na vida das pessoas com câncer no momento em que elas estão mais vulneráveis. Além do mal-estar da própria doença, a pessoa ainda tem de conviver com a ausência de cabelo. Amenizar o problema ajuda na recuperação da autoestima e, assim, fortalece os pacientes no enfrentamento da doença".

"A propositura prevê a organização de um banco de perucas. Muitas pessoas têm perucas antigas guardadas em casa, porque a moda mudou ou já porque recuperaram o seu cabelo. Essas pessoas podem ser estimuladas pelo Poder Público a fazer doações, possibilitando que instituições de saúde montem bancos com essas peças", acrescenta o deputado.

"Vale reforçar que a questão não é apenas estética. Pesquisas comprovam que o ganho de autoestima ajuda no sucesso do tratamento contra o câncer", conclui o deputado.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp