Professores de Braille para escolas da rede pública


08/05/2015 17:17 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto, 1º secretário da Assembleia Legislativa, encaminhou ao governador do Estado pedido para que o Executivo determine aos órgãos competentes a contratação de professores para oferecer aulas em Braille em todas as escolas da rede pública estadual com mais de 3 mil alunos. "Essa solicitação atende ao pedido de pessoas que têm a necessidade de se utilizar do método Braille, um sistema de leitura para cegos que permite o reconhecimento do alfabeto por meio de pontos em alto relevo", observa Tatto.

"O IBGE estimou, em pesquisa demográfica realizada no ano 2000, a existência de 11,8 milhões de brasileiros com deficiência visual, dos quais cerca de 160 mil com incapacidade total de enxergar", comenta o deputado.

Enio Tatto acrescenta: "A Organização Mundial de Saúde calcula que, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, de 1% a 1,5% da população é portadora de deficiência visual. Estima-se ainda que, a cada 3 mil crianças, uma é cega. Por essa razão propomos a contratação de professores para escolas que contenham mais de 3 mil alunos".

Para o parlamentar, essa parcela da população enfrenta inúmeros obstáculos para ampliar sua participação na vida social, sendo para eles bastante difícil o acesso à informação, educação, cultura e ao mercado de trabalho.

"Essa iniciativa vai proporcionar uma melhora na qualidade de vida do deficiente visual, o que inclui um avanço no seu processo de inclusão social", finaliza Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp