Da Tribuna


12/05/2015 19:30 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS NEDER - Comunica que deve ser realizada, em 13/5, reunião com a diretoria da Fundap, que pode ser extinta por projeto em tramitação nesta Casa. Destaca que o órgão existe há 40 anos, tendo a incumbência, entre outras, de elaborar o Plano Plurianual. Considera que os programas desenvolvidos pela fundação estão sob risco de ser descontinuados. Discorre sobre a necessidade de analisar o plano estadual na área de Ciência e Tecnologia. Afirma ser fundamental que o Executivo acompanhe de perto os trabalhos das comissões permanentes deste Parlamento.

ANALICE FERNANDES - Informa que hoje se comemora o Dia do Enfermeiro, categoria profissional da qual faz parte. Afirma que o número de profissionais ainda é insuficiente para suprir as demandas do País, mas, paradoxalmente, a categoria sofre com o desemprego, segundo estudo da Fiocruz. Ressalta que as instituições não seguem a determinação da OMS quanto à quantidade de enfermeiros. Argumenta que a falta de profissionais causa prejuízos no atendimento dos pacientes. Dá conhecimento de estatísticas referentes à categoria. Discorre sobre a necessidade de valorização dos profissionais.

ORLANDO MORANDO - Pelo art. 82, presta homenagem à Associação Paulista de Supermercados, da qual é vice-presidente, que hoje completa 44 anos. Destaca que a entidade tem grande representatividade e é um orgulho para os comerciários do Estado de São Paulo. Enfatiza a capacidade do setor de supermercados para geração de empregos. Informa que a Apas promove a maior feira de supermercados do mundo. Para comunicação, agradece o apoio da deputada Analice Fernandes, a cujo trabalho parlamentar tece elogios.

ABELARDO CAMARINHA - Lê matéria da "Folha de S.Paulo" a respeito do endividamento da população, que indica que 60 milhões de brasileiros estão com o nome em cadastros como o Serasa. Responsabiliza o PT, no governo federal desde 2003, pela situação. Propõe à presidente Dilma Rousseff que interceda junto às instituições de crédito para que seja possibilitado o refinanciamento da dívida. Dá conhecimento de reportagem da revista "Época", segundo a qual 500 bilhões de reais foram repassados, irregularmente, ao BNDES, e destinados a grandes grupos econômicos. Tece críticas ao ajuste fiscal. Elogia artigo do jornalista Ricardo Melo, também publicado na "Folha de S.Paulo".

alesp