Opinião: Dia do Trabalhador da Saúde: o que há para comemorar?


13/05/2015 16:40 | Rafael Silva*

Compartilhar:


O Dia do Trabalhador da Saúde é um dia de homenagem e de comemoração para aqueles que são responsáveis pela manutenção da saúde da população. Sou autor da lei que institui a data no Estado: um dia de festa pelos avanços que a categoria conquistou ao longo dos anos e pelo reconhecimento das câmaras municipais e também da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde a homenagem é de suma importância pela oportunidade de se refletir sobre a qualidade de saúde oferecida à população e as condições de trabalho e salários que os profissionais da saúde usufruem.

Já para Edison Láercio de Oliveira, presidente da Federação Paulista da Saúde, também é um dia de reflexão: será que temos muito para comemorar? Com todos os problemas que a área da saúde enfrenta, os trabalhadores, que estão na linha de frente, são os primeiros a sentir os efeitos da falta de investimento no setor, lembra Oliveira.

Ainda para o representante da categoria, que estará reunida nesta sexta-feira, 15/5, às 10h, em sessão solene: a saúde no Brasil é péssima para 62% da população brasileira, segundo pesquisa Datafolha e eu lamento ter que concordar. Tendo como pano de fundo um problema estrutural, a saúde no Estado de São Paulo e no país como um todo precisa de mais investimento e políticas públicas que funcionem. Para se ter uma ideia, mais da metade dos municípios brasileiros depende de uma instituição filantrópica para ter acesso à assistência hospitalar, prova de que os investimentos não chegam a todos.

*Rafael Silva é deputado e líder do PDT.

alesp