Criada Frente Parlamentar em Defesa da Guarapiranga


27/05/2015 19:27 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


Nesta quarta-feira, 27/5, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa e Recuperação da Represa Guarapiranga. Sua criação atendeu a ofício do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), que a propôs com o objetivo de promover debates, estudos e campanhas visando ao desenvolvimento sustentável e à limpeza de suas águas. Composta por 21 membros, a Frente será coordenada pelo deputado Enio Tatto.

O parlamentar lembra o histórico da represa: "A Guarapiranga foi inaugurada em 1908 com a finalidade de atender às necessidades de produção de energia elétrica da usina hidrelétrica de Parnaíba. Vinte anos depois, passou a servir como reservatório para abastecimento de água. Hoje, é o segundo maior da região metropolitana. Juntamente com a represa Billings, fornece quinze mil litros de água por segundo para abastecer quase 5 milhões de habitantes das regiões sul e sudeste do município de São Paulo".

"Ao longo do tempo, seu entorno foi sendo ocupado por edificações, processo que se acelerou nos anos 1970 e 1980, quando a Guarapiranga passou a apresentar sinais de degradação causada, principalmente, pela grande quantidade de despejo de esgotos e de lixo", acrescenta o deputado.

"Na Assembleia Legislativa essa situação desencadeou um debate do qual participo ativamente e que resultou na aprovação de importantes leis, como as leis específicas da Guarapiranga e da Billings, na realização de audiências públicas e na apresentação de emendas orçamentárias. Políticas de urbanização e infraestrutura também foram desenvolvidas, mas, apesar desses esforços, os desafios persistem", observa o parlamentar.

"Esse quadro me motivou a propor a Frente Parlamentar em Defesa e Recuperação da Represa Guarapiranga. Seu trabalho permitirá um debate institucional para atingirmos soluções de longo prazo para a questão," conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp