Da Tribuna


27/05/2015 19:29 | Da Redação

Compartilhar:


PEDRO TOBIAS - Afirma que os parlamentares, em todos os níveis da Federação, devem ter como meta de seus trabalhos a responsabilidade fiscal do Estado. Critica proposições que aumentam gastos, sem ter previsão de receitas. Lê carta publicada, hoje, no editorial da "Folha de S.Paulo".

EDSON GIRIBONI - Discorre sobre a reforma legislativa do sistema político brasileiro. Lamenta a falta de avanços nas propostas apreciadas pelo Congresso Nacional.

WELSON GASPARINI - Discorre sobre a corrupção no Estado brasileiro. Clama para que surjam novos líderes na política para se combater este problema. Tece críticas a eleitores que votam em branco.

ATILA JACOMUSSI - Elogia o governo estadual que, adita, demonstra sinais de que atenderá a reivindicações deste parlamentar. Fala sobre visita do governador Geraldo Alckmin ao ABC. Tece comentários sobre a instalação de unidades do Poupatempo em municípios da região. Cita matéria publicada no Diário do Grande ABC, cuja manchete aponta possível descentralização de farmácia de alto custo.

MARCOS DAMASIO - Comenta visita realizada a 16, dos 25 secretários estaduais. Agradece, em especial, ao secretário Rodrigo Garcia, da Habitação. Cita, entre os assuntos, problema enfrentado em conjunto de casas do programa Vila Dignidade, em Mogi das Cruzes. Explica que a falta de um muro de arrimo impediu a entrega das unidades habitacionais no final do ano passado. Reconhece o trabalho do secretário Rodrigo Garcia que, ciente do problema, agilizou a construção do muro, o que permitirá a entrega das casas em cerca de 40 dias.

CARLOS NEDER - Anuncia debate sobre as organizações sociais e o seu papel nas gestão das políticas de Saúde, Cultura, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, previsto para o dia 29/5, neste Parlamento. Destaca projeto de emenda, de sua autoria, incorporado à LDO, no sentido de obrigar a publicação quadrimestral de recursos destinados às OSs, visando a transparência e o exercício do controle por parte do Poder Legislativo. Observa que o governo estadual não apresentou essa proposta na redação original da LDO, encaminhada este ano. Informa a criação de uma comissão de fiscalização dos contratos de gestão das OSs, da qual a Assembleia Legislativa tem direito a duas vagas na composição. Fala sobre pleito do PT de ocupar uma delas.

MÁRCIO CAMARGO - Discorre sobre os objetivos da Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia Raposo Tavares, criada recentemente. Afirma que sua atuação parlamentar terá como enfoque a preservação da instituição familiar. Fala sobre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, amanhã. Anuncia a visita de Robson Meira, diretor da empresa Casa de Aranaz, seu parceiro político da cidade de Cotia e região.

SEBASTIÃO SANTOS - Discorre sobre as constantes agressões às crianças e aos adolescentes. Cita caso de animador de festa, de Aparecida do Oeste, que foi preso por pedofilia. Divulga dados de levantamento da Secretaria da Saúde, que aponta que o número de crianças atendidas no Núcleo de Violência Sexual do Hospital Estadual Pérola Byington triplicou na última década. Destaca que 1088 crianças, de idade até 12 anos, foram tratadas em 2011, além do aumento de 37% nas denúncias de meninos que sofreram violência. Fala sobre a eleição de conselheiro tutelar, no dia 4/10. Defende melhores condições de trabalho para a categoria.

JOOJI HATO - Lamenta a rejeição de projeto que trata da reforma eleitoral. Manifesta repúdio a matéria que proíbe o desarmamento. Defende a redução da maioridade penal. Discorre sobre a violência.

ORLANDO MORANDO - Discorre sobre o uso racional de sacolas plásticas nos supermercados e comércios e a importância para o meio ambiente. Exibe vídeo sobre o assunto. Menciona o apoio do Procon e da Apas. Informa que a lei da cidade de São Paulo não é somente para os supermercados, mas sim para todos os comércios. Diz que falta fiscalização da prefeitura. Menciona a formação de novos policiais militares. Comunica que diversos índices de violência foram reduzidos, sendo o principal deles o crime contra a vida. Esclarece que o Grande ABC receberá 206 novos policiais militares, o que mostra a preocupação com a região. Considera necessário discutir a redução da maioridade penal e todo o processo penal.

CARLOS GIANNAZI - Pelo art. 82, anuncia assembleia de professores para o dia 29/5, no vão livre do Masp, para decidir os rumos do movimento grevista que dura 77 dias. Combate o tratamento do governador Geraldo Alckmin em relação à categoria. Faz comentários sobre a licença maternidade de seis meses, aprovada em 2008. Lamenta que as funcionárias celetistas tenham sido excluídas do benefício, garantido apenas às servidoras públicas Considera que há uma dívida para com as celetistas. Nesse sentido, pede a aprovação de projetos de lei, de sua autoria, sobre o tema. Solicita, ainda, a aprovação de projeto que amplia a licença paternidade. Lê e comenta documento do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) sobre o tema.